Joana Ramalho participa de debate no BS Innovation
A diretora de Estratégia e Inovação dos Mercadinhos São Luiz, Joana Ramalho, foi uma das convidadas do encontro “Beer and Innovation” realizado na noite de terça-feira (6), ocorrido no novo point de inovação da cidade, o BS Innovation Hub, instalado no edifício BS Design. Foi um momento de troca de experiências bastante positivo.
Promovido pela CDL Jovem de Fortaleza, presidida por Roberto Leite Júnior, o evento digital também integrou a grade de comemoração dos 20 anos da entidade. O bate-papo contou, ainda, com a participação de Cláudio Fontier (Farmácias Pague Menos) e Gilson Aragão (Grupo São Carlos Medicina e Saúde).
No encontro, os convidados debateram sobre transformação digital a partir de empresas tradicionais que têm importante participação no mercado, em diferentes ramos. Os empresários destacaram ainda, como eles enxergam, hoje, a necessidade das empresas inovarem e se conectarem com as startups.
Segundo Joana, o São Luiz estava há algum tempo implementando uma cultura de inovação dentro da empresa, fator importante nos dias atuais. “Até que surgiu o convite para sermos mantenedores do Hub BS Innovation e começamos a realizar algumas atividades. O local é de conexão, não só entre startups e startups, mas também entre mantenedores e startups”, disse.
A rede varejista possui duas cadeiras fixas no Hub e dois colaboradores estão lá, trabalhando diariamente. “Também montamos um squad de inovação no Mercadinhos São Luiz e essa equipe será responsável por fazer toda a transformação da inovação na nossa empresa. Semanalmente, algum integrante desse time vai lá e conversa com os participantes das startups”, destacou.
Todo mantenedor do BS Innovation tem o direito de incubar uma startup durante seis meses, e a primeira a estar trabalhando junto com os Mercadinhos São Luiz é a Simbora, que atua na área de logística. Futuramente, outra startup será incubada dentro da empresa, que é uma das maiores do varejo cearense.
“A intenção do evento de ontem foi de os integrantes de empresas tradicionais ouvirem as estratégias e experiências de cada representante, o que acabou sendo bastante enriquecedor. Não existe uma fórmula única para a inovação, por isso é muito importante ocorrer esse diálogo constante”, completou Joana Ramalho.