Fornecedora do BS DESIGN oferece serviço para diminuir impacto ambiental de garrafas PET
As consequências do uso de plástico para a natureza não são novidade, mas os números continuam a assustar. Pesquisa divulgada em 2019 pela organização não-governamental WWF, com base em dados do Banco Mundial, mostrou que o Brasil produz 11,3 milhões de toneladas deste tipo de resíduo. O país aparece, dessa forma, na 4ª colocação no planeta, atrás de Estados Unidos, China e Índia.
Do total produzido, 10,3 milhões de toneladas foram coletadas, o que corresponde a 91%, mas somente 145 mil toneladas (1,28%) foram de fato recicladas. A média mundial de reciclagem é de 9%. Por isso, medidas para reduzir o consumo deste produto são importantes para a preservação ambiental e estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.
Uma alternativa que vem sendo utilizada na construção civil é a substituição da água mineral envasada pelo serviço encanado, entregue em domicílio e sem necessidade de uso de embalagens PET. No Brasil, uma empresa tem oferecido esse serviço para residências, empreendimentos imobiliários, empresas, colégios, indústrias e estabelecimentos comerciais. O serviço, operado pela Blu, funciona no modelo de assinatura da seguinte forma: caminhões saem da fonte e levam o produto para os reservatórios instalados no empreendimento, de forma programada, conforme o plano contratado (de 50, 100, 150, 200 ou 300 litros).
O conceito de serviços por assinatura vem sendo cada vez mais adotado em novos negócios de diferentes nichos do mercado. Já é comum consumir música, filmes e programas de TV dessa maneira, então, por que não adquirir um recurso vital, como água mineral, também por assinatura? Essa foi uma das ideias que o empresário pernambucano Henrique Hissa, 45, desenvolveu e nomeou de Sistema Blu.
Radicado no Ceará, Hissa já empreendeu em outros setores, mas sua ideia mais promissora despontou em 1999, mais especificamente em um domingo, quando a água do galão acabou. “Tive que ir até o posto de gasolina comprar algumas garrafas de plástico e retornei para casa pensando que aquilo não era nenhum pouco prático ou cômodo. Por conta desse estalo que tive, comecei a pesquisar se alguém já tinha tido alguma ideia que pudesse facilitar o abastecimento de água mineral”, diz Hissa.
Felizmente, o empresário não encontrou nada no mercado com o propósito de facilitar sua vida e ele mesmo teve que criar a solução. “Ao enxergar a oportunidade de negócio, passei a pesquisar sobre o assunto, contatei técnicos da área de saúde e de água mineral. Percebi que as duas únicas formas de se consumir água mineral que hoje existem são por meio de galões de água ou garrafas plásticas, que são boas opções, mas não são práticas”, afirma o pernambucano.
Hoje, a BLU é um case de sucesso nacional, com mais de 10 mil assinantes no Brasil. O sistema é prático de ser instalado e conta com hidrômetro individual. A empresa oferece planos de água mineral encanada de 50, 100, 200 ou 300 litros mensais para casas e condomínios e de 2 mil e 5 mil litros para empresas. Além do BS Design, a Blue é fornecedora da BSPAR em outros empreendimentos residenciais.