O sistema de monitoramento foi implementado na rotina de consultoria do Haroldo e tornou-se um equipamento essencial para a consultoria. A partir dessa tecnologia, Haroldo conseguia controlar à distância como estava funcionando o fornecimento de água, e, caso ocorresse algum vazamento, conseguiria impedir e evitar impacto financeiro na conta de água. Após quatro anos, Haroldo viu na tecnologia de monitoramento a oportunidade de um negócio. A esposa, e atual sócia, Laura Barreira, entrou para somar no planejamento estratégico. “Em 2019 começamos a trabalhar somente com o monitoramento e é o nosso negócio até hoje. Oferecemos facilidade, segurança e economia através do uso da tecnologia para um monitoramento em tempo real de toda a estrutura hidráulica de qualquer edificação, auxiliando diretamente na gestão desse recurso que é tão importante no dia a dia de todos”, conta a sócia.
Atualmente, a Verde Acqua monitora mais de 160 edificações em Fortaleza, fiscalizando mais de 4,5 milhões de litros de água diariamente. Para entender na prática como funciona o trabalho da empresa, Laura Barreira, explica quais são os benefícios do monitoramento. “Nós instalamos sensores no reservatório. Esses sensores captam dados como quantidade de água que entra, quantidade de água que sai, a velocidade de entrada e de saída, considerando pressão, gravidade, tamanho de cada reservatório. Os sensores enviam esses dados para uma Estação que instalamos próximo ao reservatório. Essa estação transmite os dados para o nosso servidor e o nosso sistema organiza esses dados transformando em informação útil para o nosso cliente”, explica.
Chegando no BS Innovation Hub no início deste ano, a startup compartilha sobre a expectativa para esse novo momento. Empolgada, Laura conta que o Hub é um porta para várias oportunidades, inclusive é uma ferramenta de conexão com pessoas que podem engradecer o negócio. “A expectativa é de desenvolvimento profissional, tanto na parte organizacional quanto comercial. Sentimos muito a necessidade de sermos vistos. Nossa solução é nova e ainda desconhecida por muitos, mas resolve a dor de muita gente e merece ser conhecida por todos. Aqui teremos suporte para o amadurecimento da Verde Acqua como empresa, possibilitando oferecer a melhor solução para o cliente e nos preparando para atender com excelência não só Fortaleza, mas o Brasil inteiro. Conexões também são esperadas, não só com clientes e parceiros, mas com pessoas que possam ajudar no desenvolvimento do negócio, com sugestões e ideias para melhorar sempre“, relata a sócia.
Para 2023, a Verde Acqua têm a expectativa de expandir o negócio nacionalmente. O mercado está abrindo inicialmente no Rio de Janeiros, mas os planos são de conquistar outros estados. “Estamos abrindo mercado no Rio de Janeiro e para o ano de 2023 a expectativa é entrar em mais outro Estado. A longo prazo, a ideia é expandir para todo o Brasil. Com relação a produto, estamos desenvolvendo outros serviços que agregam ainda mais na solução com gestão em condomínios, com previsão para estar oferecendo já no segundo semestre de 2023”, finaliza.
Fonte: https://www.nossomeio.com.br/do-segmento-esg-verde-acqua-e-a-nova-startup-do-bs-innovation-hub/